quinta-feira, 18 de junho de 2009

De uma conversa com Ceres e Heráclito...

A noite foi fria. Sem Lua ou estrelas. Apenas uma névoa esbranquiçada cobria a montanha em que vive Ceres, Heráclito e o primogênito Tales.
Ceres teve uma conversa com Heráclito, o que a fez não pregar o olho durante toda a noite. Pensativa ficou até as três horas e quarenta minutos, onde talvez seus olhos tenham se fechado. Mas não chorou.
O que mais chama atenção foi o desenrolar da conversa. Não me lembro do porque esta se iniciou. Mas Heráclito fez um alerta á Ceres, disse que Ceres deve ser mais “reservada”. Heráclito acha que o modo de agir de Ceres prejudica a ela própria. Ceres não sabe se Heráclito esta certo, ou se na verdade Heráclito sente ciúmes de Ceres e quer que ela fique mais quieta, não chamando assim atenção, ficando no anonimato e não tendo que dividir ela com nada (estudos, e feituras de tudo) e nem com ninguém (amigos, colegas). Heráclito também disse que Ceres faz tempestade em copo de água. Tudo isso foi dito numa boa enquanto Heráclito montava “lego” com Tales.
Ceres ficou pensativa e por isso deixou de dormir. Será que realmente faço tempestades em copo de água, ou será que Heráclito tem medo das tempestades? Será que eu realmente faço “burburinhos” por coisas que nada valem? Ceres ficou a pensar sobre estas questões.
De fato como que por intuição, Ceres pode compreender que Heráclito pode estar certo. A surpresa veio logo pela manhã e Ceres agora entende que deve ficar mesmo de boca calada. Não esperar por nada e nem por ninguém. Resolver seus problemas pessoais e sociais sozinha. Ou talvez nem mesmo resolve-los, afinal talvez eles não sejam problemas, mas talvez apenas copos de água pela metade que não merecem ficar vazios.
Enfim agora Ceres acredita que deve ser mais quieta mesmo, já foi alertada por sua professora de português anos atrás – Fica mais quieta minha querida, você fala de mais – e isso ainda no ensino médio.
Talvez Heráclito tenha razão. Talvez Ceres deva ouvir mais e falar menos, talvez por isso tenhamos dois ouvidos e apenas uma boca.
Ceres esta agora fazendo planos para o próximo período, se é que ele vá existir. Ceres talvez deva ser menos “inautentica”para não ficar má vista pelos autênticos.

Marcinha Luna
Outono, vésperas de inverno 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário