quarta-feira, 24 de junho de 2009

Una carta en español...

Ceres esta estudando uma outra língua, espanhol. Sábado foi dia de prova e ela recebeu muitos elogios. Seu professor disse a ela que é uma “quase espanhola” tem um perfil e um sotaque muito parecidos com as espanholas. A aula foi muito produtiva e serviu para aumentar um pouco o animo de Ceres que anda um pouco triste. O motivo? Não sei. Talvez nem a própria Ceres saiba. O fato é que sábado terá uma nova prova e agora escrita.

Assim que chegou da aula foi levar o seu primogênito, Tales ao circo. Foi um passeio divertido. Mas Ceres não anda se animando com coisa alguma. E como perdeu o sono mais uma vez resolveu escrever. Encontrou na escrita uma forma de sair do mundo real. Ceres tem dessas e agora piorou por que encontrou outra coisa que não seja apenas “soñar ou devanear”. Resolveu tentar escrever agora em espanhol, ela acredita que esta língua é poética e muito romântica. Olha só o que ela escreveu:

Buenas noches reluciente Luna...
Ahora estoy mucho alicaída. Tal vez esto lo hizo el destino. Estoy enfadada. Después de más de una semana de batalha, sentí qué la batalha final está pérdida. Quero olvidar este período de mi vida.
Luna, me ilumine, ilumine mi camino. Sinto que estoy colgando. Que mi corazón está colgando también. Estoy haciendo muchas cosas… y como casi siempre la felicidad es un maquillaje. Estoy ahora haciendo una lista de cosas a olvidar. Una lista de obsesiones de cosas a olvidar. Mi ayuda a olvidar. Sólo pido a ti: Llena mi camino de con amores, con alegrías y cariño.

Esta foi a carta escrita por Ceres para a Lua, que no Céu sorria discretamente. Pouco depois Ceres dormiu. Algo me faz pensar que Ceres vai ser nova, pois um novo período esta chegando. Eu senti que a carta estava pela metade. Mais parecia um bilhetinho. Mas tinha uma energia forte, energia de mudança, uma energia violeta.

Hoje Ceres se levantou bem cedinho, o céu estava cor de rosa e o vento assobiava lá fora, estava muito frio, bem típico de coisa de inverno. Esta é a estação preferida de Ceres. Então quando pude perceber, Ceres estava de caneta em punho e escrevendo, ainda treinando seu espanhol no mesmo “pedacito” de papel:

Buenos Días Luna, descubrí es tiempo de cambiar. Descubrí, las cosas cambian. El mundo gira todo el tiempo. La noche muere y llega el día. Y ahora quiero cambiar, quiero vivir mí vida, quiero soñar y imaginar cosas bellas. Creyó que estoy ahora cambiando. Estoy muy buen. No voy más dar atención para la angustia e la melancolía.
Gracias a ti, madre Luna, estoy bien. Tú me escuchaste e hoy estoy aquí, afortunado. Tu me iluminaste y hoy estoy aquí bella. Voy arrepentirse solo do que no hice. Descubrí la sonrisa, la fragancia. Y ahora no perderé más la esperanza de nada.
Muchas gracias madre Luna.

Cierro esta con muchos besos a ti. Quiero estar siempre contigo, hablar contigo e no me importa que dice el destino. Estoy siempre aquí, contigo, mi madre Luna.

Ceres en mañana de Luna creciente.

Assim Ceres terminou a carta, ela pensa que ainda há muitos erros de espanhol a corrigir até sábado. Mas eu, penso que Ceres precisa corrigir alguns erros internos e pessoais. Ficar sozinha é a melhor coisa para ela. Pensar no que erra e no que acerta. Se arrepender apenas do que não faz. Ceres precisa ser mais autentica, e deixar de lado toda a sua “inautencidade”. Fazer o que der na telha pode ser uma ótima terapia.

Marcinha Luna
Inverno de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário